Confira abaixo tudo sobre o Crédito Consignado e como fazer para aproveitar as vantagens desta modalidade de empréstimo com as melhores taxas do mercado.
O Crédito Consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e também para Trabalhadores Assalariados CLT de Empresas Privadas.
Ao optar pelo Crédito Consignado, o cliente autoriza que a instituição financeira desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.
Dessa forma, o Consignado não deixa de ser um tipo de empréstimo com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido.
Isso explica as taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.
Uma característica que diferencia o Empréstimo Consignado de outras modalidades é a forma de pagamento.
A cobrança das parcelas não é realizada por desconto em conta corrente ou por meio de um boleto bancário, como em outros tipos de empréstimo.
Neste caso, o desconto ocorre diretamente do benefício INSS de Aposentados e Pensionistas ou do salário de Funcionários Públicos ou Privados.
A documentação para contratar é simples. São necessários:
Liberação de capital novo é feita a partir da escolha da instituição financeira que melhor se adequa ao cliente e através de sua margem consignável estipulada de acordo com órgão pagador e RH onde um percentual da sua renda é destinado para descontar em folha de pagamento (20 a 40%) e efetivar a liberação do crédito novo.
Liberação de capital através de um desconto já existente por parte do cliente, onde aquela instituição financeira específica que já obtém o desconto em folha renegocia a dívida existente muitas vezes alongando o prazo para poder liberar um valor mantendo a parcela igual, menor ou maior dependendo da negociação acordada.
Liberação de crédito através de uma margem extra (5 a10%) liberada pelo órgão pagador e RH do cliente os valores têm variação dependendo da instituição financeira escolhida é definido o limite de crédito para compras e saque na conta. Cliente pode optar em apenas utilizar na função crédito não cobrando nenhum tipo de anuidade. Optar pela liberação de um saque na sua conta, valor descontado sempre é mínimo da fatura do próximo mês.
A portabilidade de crédito serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a da concorrência. Com essa opção, é possível transferir a dívida para outra instituição e, dessa forma, reduzir a taxa de juros e até melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo atual.
A portabilidade de crédito foi criada pelo Banco Central do Brasil em 2013, com o objetivo de gerar competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores. Assim, o consumidor poderia transitar entre quem oferecesse vantagens maiores.
Para solicitar a portabilidade de crédito o contratante deve entrar em contato com o banco em que possui uma dívida pendente e solicitar o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida. Esse cálculo traz a dívida ao valor presente (e exclui os juros não pagos).
A instituição financeira tem a obrigação de fornecer todas as informações no prazo de um dia útil. Caso se negue, o cliente pode registrar uma reclamação junto a Ouvidoria do Banco ou no Banco Central.
No documento devem estar algumas informações sobre a dívida, tais como:
Com esses dados em mãos, o contratante pode solicitar o crédito eficiente para a quitação da dívida em um novo agente financeiro.
Após a aprovação do crédito, o agente financeiro escolhido realiza o pagamento do débito e assume o novo empréstimo.
A portabilidade é permitida em linhas de crédito para pessoa física como: cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículo, crédito imobiliário, crédito pessoal e crédito consignado.
Mande um Whats!